A Nova (Boa) Mania dos Orgânicos


Recomeçamos um novo tempo onde os alimentos, principalmente frutas e legumes e hortaliças, que não são cultivados ou manipulados com substâncias químicas ou agrotóxicas estão de volta.

Me lembro quando criança, podíamos colher couve, alface, cenoura entre outras diretamente do quintal e, os produtos das feiras e mercados, normalmente eram diretamente de pequenos produtores que nem sabiam o que vinha ser agrotóxicos.

Quanto ao paladar, sem dúvida alguma, é muito mais gostoso comer uma banana ou qualquer outra fruta orgânica a uma outra que foi colhida e amadurecida artificialmente e protegida com agrotóxicos. Isto é indiscutível, pelo menos para mim.

Mas quanto as diferenças em relação a segurança, nutrição e preço. Valem a pena os alimentos tradicionalmente cultivados?

O que antes eram encontrados apenas em algumas “quitandas” ou casas de “alimentos especiais”, hoje os orgânicos já são encontrados de maneira regular na grande maioria de horti-frutis assim como supermercados. Fazendo minhas compras percebi uma grande diferença nos preços, que a meu ver, inviabilizaria seu uso de maneira rotineira por muitas pessoas, por exemplo 3 laranjas ao preço de 6 reais. Mas não somente o preço.

Por exemplo, você se depara com uma cesta de maçãs cultivadas tradicionalmente (orgânicas) e outra com maçãs cultivadas modernamente. Ambas são firmes, bonitas (as orgânicas nem tanto), contem as vitaminas e fibras, não tem gordura e por aí a fora. Qual você compraria?

Os não orgânicos custam menos, mas será que são mais seguros e nutritivos que os orgânicos?

Uma produção orgânica se caracteriza pela maneira de cultivo que os agricultores utilizam na produção dos grãos, frutas, verduras, derivados do leite e carnes. Nesta são observados cuidados de preservação do solo e da água, minimizando os efeitos da poluição. Para isto, não usam métodos convencionais de fertilização, hormônios, controlam as pragas com rotações de culturas para prevenção de pragas, adubação natural e irrigação.

E quanto a segurança? Realmente são mais seguros? Mais nutritivos?

Sinceramente falando, pessoalmente ainda não tenho uma posição muito definida, mas volto a lembrar que pela palatabilidade e pela quantidade nula de pesticidas criariam menos problemas para nossa saúde.

Nas últimas décadas se vem estudando bastante quanto ao valor nutritivo e a conclusão não tem sido tão favorável para um ou para outro, se comparam.

Portanto, na ora de comprar leve em consideração o seguinte

O Sabor.
Ausência de pesticidas.
Adição de substâncias tais como hormônios, conservantes, adoçantes
artificiais, corantes e aromáticos.
Proteção ambiental
Não se esqueça que elas se estragam mais facilmente.
Verifique o rótulo – orgânico é diferente de natural!
E se comprar os convencionais, não se esqueça de lavá-los vem removendo as sujeiras e restos de produtos químicos assim como microorganismos.

Portanto, vamos as compras, depois me falem sobre suas experiências.

Dr. Marcos Paiva,
Clínica Médica e Gastroenterologia,
amante da nutrologia e principalmente da boa gastronomia.

Voltar

Rua Vereador Duque Estrada, 157 - Santa Rosa - Niterói - CEP: 24240-210

Telefone: 21- 2715-0404 - ouvidoria@csnsa.com.br

© copyright 2011 | Todos os direitos reservados | >>mr.press